quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ponto de situação…

A época de criação está a chegar ao fim. Não foi nem de longe nem de perto uma época repleta de êxito e satisfação, de facto foi bastante fraca mesmo. Crias morta nos ovos outras a morrer com poucos dias de vida!!!

Culpa em parte pela minha precipitação em ter colocado os ninhos logo no princípio de Janeiro, deixando-me levar pelos dias amenos que se faziam sentir nessa época e pelo entusiasmo geral que se vivia nos meus viveiros (um verdadeiro bacanal) que me fizeram temer o aparecimento de ovos no chão. Foi um erro crasso e que por pouco não me custava a época de criação. Os dias amenos depressa deram lugar a uma queda abrupta da temperatura e a um sem fim de temporais, ora nada mais prejudicial para as aves que já estavam no choco e algumas crias quase a nascer, foi o descalabro total…

Mas como em tudo na vida há sempre uma lição que se aprende com o infortúnio e neste caso já a devia ter aprendido à muito, ser paciente!!! A paciência é talvez a característica fulcral para o êxito de qualquer criador, e eu sou a prova que até os mais experientes se podem esquecer desta qualidade e pagar por isso.

Com a melhoria do tempo a coisa acabou por ir aos eixos, e apesar de o início ter sido agreste, logo viera a recompensa pelo esforço e persistência com que levo o meu hobby ao longo de todos estes anos, como diz o ditado “depois da tempestade vem sempre a bonança”, e os meus casais de caturras não me defraudaram e até me bridaram com crias de excelente qualidade, em menor quantidade do que em anos anteriores é facto, mas com uma qualidade excepcional.

Se tudo correr bem vão poder verificar o que digo nas expos que se avizinham. ;)
 
Por fim lá tive tempo de no fim-de-semana passado tirar fotos a algumas crias ainda no ninho, as últimas da época.
                                   

Quatro crias: 1 Ancestral, 1 Face Branca, 1 Lutina Opalino e 1 Albina.
 
 
 
Três crias: 1 Ancestral e 2 Lutino.



Cinco crias: 3 Ancestrais, 1 Bochecha Amarela Opalina Canela e 1 Lutina.
   

1 comentário:

Anónimo disse...

Mesmo muito bonitas! Parabéns!!
Uma questão: aonde compra essa serradura que tem por baixo das caturras? Pode ser a serradura para chinchila?
Muito obrigado